1ª Divisão da Copa Itapira começa neste domingo

Adeus, mata-mata. Seja bem vindo de volta, pontos corridos. Em 2019, o campeão da Primeira Divisão da Copa Itapira de Futebol Amador não será conhecido em uma final. A última vez que isso ocorreu na cidade foi em 2011, quando o Paulistano ficou com o troféu. A cada rodada, o título estará em jogo. Uma decisão que agrada a uns e desagrada a outros, como é habitual em um país democrático.

Fato é que Bob Marley, Sport, Fúria Jovem Botafogo, Valencia, Solano, Córrego do Coxo, Eleutério, Guarani, Vila Nova e Coiotes terão nove partidas cada para ver quem fica com a taça. Na primeira rodada, agendada para o dia 7 de abril, os 10 clubes estarão em ação. Bob Marley x Coiotes (8h30 – Lazer), Sport x Vila Nova (9h45 – Lazer), Fúria x Solano (8h30 – Prados), Valencia x Guarani (9h45 – Prados) e Eleutério x Córgo do Coxo (9h45 – Boa Esperança) são as partidas agendadas. A elite será finalizada no dia 3 de novembro. Uma semana antes, no dia 27 de outubro, acontecem as finais da Segunda e da Terceira Divisão.

HISTÓRIA

Os campeonatos de futebol amador acontecem em Itapira há mais de 70 anos. Clubes como Esportiva Itapirense, Irmãos Nogueira e Santa Bárbara, que chegaram a defender a cidade em competições profissionais, já conquistaram taças em nível amador na cidade. Porém, nunca houve uma contagem oficial dos títulos para efeito de comparação e histórico.

Assim, a única base é a Copa Itapira, que foi criada em 1980 e é realizada até hoje. Dentro deste formato, Unidos e Latitude, com cinco títulos cada, são os maiores campeões. O Paulista possui quatro taças, isso, sem contar o título do Expressinho do Paulista, em 2002. Entre os clubes em atividade, o maior campeão é o Valencia, vencedor em 2012, 2015 e 2017. Em caso de título em 2019, empatará com o Paulista e com o União Bom Jesus, outro que venceu quatro vezes, na terceira posição dos maiores campeões da história da Copa Itapira. Vila Ilze, CRI, Botafogo e BFC União (duas vezes cada) e Folha de Itapira, Vila Izaura, Guarani, Arsenal, Jorsa, Paulistano, Real Itapirense e o atual campeão, Bob Marley, completam a lista de ganhadores da Primeirona.

Tabela da Copa Itapira de Futebol Amador 2019

Next Post

Academias: Mais Saúde para a sua vida

seg abr 8 , 2019
Em uma era marcada por frases como ‘nossa, o tempo está voando’ ou ‘não tenho tempo para isso’, encontrar um espaço na agenda para cuidar da saúde é fundamental. Este é um dos motivos pelo aumento na procura de academias. Segundo pesquisa publicada pelo Ministério da Saúde, este tipo de […]