Itapira e Mogi Guaçu se preparam para o Dia do Desafio

Acontece no dia 29 de maio mais uma edição do Dia do Desafio. Seguindo as novas regras do evento organizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), os confrontos entre cidades serão por três anos seguidos. Ou seja, os duelos de 2018 se repetirão em 2019 e em 2010. Itapira terá pela frente a venezuelana Carvajal, enquanto Mogi Guaçu vai reencontrar a também venezuelana Tariba. Para este ano, em Mogi Guaçu, a programação começa mais cedo.

Na quinta-feira, dia 16 de maio, a cidade receberá a atleta olímpica Fabiana Murer, dentro do Circuito de Atletismo do Dia do Desafio. O evento será às 14h00, no estádio municipal Carlos Nelson Bueno (Furno). A atração terá três horas de duração. No dia anterior, dia 15 de maio, Mogi Mirim receberá a bicampeã mundial do salto com vara. O evento será no Clube Mogiano, a partir das 14h00, com entrada gratuita. Já na sexta-feira, dia 17 de maio, Fabiana estará no estádio José de Oliveira Barretto (Campo da Pista), em Itapira. O evento terá início às 14h00.

PASSADA

No ano passado, Mogi Guaçu mobilizou 11.032 pessoas no duelo com Tariba. Já Itapira contou com 10.169 habitantes no confronto com Carvajal. Em 2018, a campanha contou com 3.189 cidades, mais de 38 milhões de participantes, em 14 países latino-americanos. No dia 29 de maio deste ano, acontecerá a 25ª edição da competição, que é uma campanha mundial de incentivo à prática da atividade física e de esportes, coordenada mundialmente pela TAFISA (The Association For International Sport for All). Nas Américas a organização é do Sesc-SP, com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association).

A campanha tem como propósito reduzir o sedentarismo por meio de uma competição entre cidades do mesmo porte, buscando mobilizar o maior número de pessoas no evento além de ter um importante papel no sentido de dar continuidade à relação com cidades, instituições e sindicatos. Todas as atividades programadas para o desafio são desenvolvidas pelas prefeituras, em parceria com instituições públicas e privadas, com a participação de todos os segmentos e setores sociais.

Como uma forma de estimular ainda mais a participação e o engajamento entre as cidades, as participantes do Dia do Desafio foram convidadas em 2018 a integrarem um Desafio Trienal, de 2018 a 2020, com o objetivo de, juntas, competirem e somarem esforços para aumentar o número de praticantes de atividade física e esportes além de estimular a troca de experiências e boas práticas.

ORIGEM

O Dia do Desafio foi criado no começo da década de 1980, no Canadá, na América do Norte. Com o passar dos anos, o espírito do Dia do Desafio se consolidou e espalhou-se por todo o mundo. No Brasil, o Dia do Desafio foi  realizado pela primeira vez em 1995. Desde o ano 2000, quem assumiu a organização do evento é o Sesc-SP. Em 2015, o Dia do Desafio passou a integrar o Programa Move Brasil, como mais uma ferramenta para garantir a meta de incentivar a prática de atividades físicas e esportes em todo o país.

Post Author: Lucas Valério