Reencontros e tradição na semi da Copa Leste

Os primeiros finalistas da história. Neste domingo, dia 19 de maio, serão conhecidos os clubes que decidirão a edição de estreia da Copa Zona Leste de Futebol Amador, em Mogi Mirim. Os jogos serão no estádio Maria Paula Bueno (Vila Dias), palco da maioria das partidas do campeonato. A partir das 13h15, se enfrentam Areião e Master Vila Dias. Depois, às 15h30, é a vez do clássico entre Mirante e Vila Dias.

Dos confrontos, apenas um se repete em relação à primeira fase, tornando-se, inclusive, o primeiro duelo com duas partidas registradas na história da Copa Leste. Integrantes do Grupo 2, Areião e Master Vila Dias se enfrentaram no dia 28 de abril, no encerramento da fase qualificatória. O Areião precisava de apenas um empate para avançar, mas fez 3 a 0 sobre o Master. Assim, o Areião avançou com quatro pontos e o Master da Vila Dias com três. Nas semifinais, o Areião fez 3 a 1 sobre o Meninos da Leste e o Master ganhou do Fúria por 1 a 0.

TRADIÇÃO
Na outra chave, Mirante e Vila Dias fazem um jogo pesado. O histórico dos clubes é extenso, com duelos intensos, sobretudo nas décadas de 1980 e 1990. Nos anos 80, a nomenclatura do time que defende um dos bairros mais tradicionais e antigos de Mogi Mirim era Associação Desportiva Amigos do Bairro Mirante (ADABM). A equipe chegou à final em 1983, mas perdeu para o Monte Serrat. Em 1984, foi a vez da Vila Dias Futebol Clube perder a decisão para o Santa Luzia.

Os rivais brigavam pela inédita taça e, em 1985, aconteceu a única final da Série A entre as agremiações. Ao final, o Mirante saiu vencedor, jogando em casa, com um gol marcado por Sonerão. Nos anos seguintes, a Vila chegou à sua taça. Aliás, mais do que uma. A equipe vermelha venceu em 1991 e 1992 e voltou a ser campeã em 1994. Em 1995, o Mirante foi campeão da Série B, ao vencer o Santa Cruz na decisão. Em 1996, já com o nome de Mirante Futebol Clube, o Touro da Comarca venceu o Colorado na decisão e levou a segunda taça para a sede da ADABM.

O Mirante ainda soma os vice-campeonatos de 1975, 1997 e 2010, todos perdidos para a Tucurense. A Vila Dias também teve novos vice-campeonatos, como em 1989, 1993, 2002 e 2013. O time vermelho ainda faturou as taças de 2007, 2012 e 2014, chegando a seis conquistas na elite do Amador. Em 2013, o Mirante abriu mão da vaga na Série A. Dois anos depois, foi a vez da Vila. No ano passado, os clubes retornaram e fizeram a semifinal da Série C, com a Vila saindo vencedora.

Neste ano, os clubes estão na Série B e brigarão pelo troféu de campeão. E, na Copa Leste, mais uma vez estarão frente a frente. Um confronto recheado de história e que terá um capítulo à parte, com um duelo decisivo em uma competição exclusiva para clubes da região em que os dois times, por décadas, representaram em alto nível.

Next Post

Muito além da história de ‘Itapirense x Barbarense’

qua maio 15 , 2019
Fazer levantamentos retrospectivos de duelos de futebol é uma viagem no tempo. Dá trabalho, mas é de uma satisfação incomum na produção de conteúdo jornalístico. Aqui nesta matéria, falamos dos encontros entre os clubes que se enfrentam neste final de semana. Mas, fomos além e buscamos algumas histórias por trás […]