Reencontros e tradição na semi da Copa Leste

Compartilha!!!

Os primeiros finalistas da história. Neste domingo, dia 19 de maio, serão conhecidos os clubes que decidirão a edição de estreia da Copa Zona Leste de Futebol Amador, em Mogi Mirim. Os jogos serão no estádio Maria Paula Bueno (Vila Dias), palco da maioria das partidas do campeonato. A partir das 13h15, se enfrentam Areião e Master Vila Dias. Depois, às 15h30, é a vez do clássico entre Mirante e Vila Dias.

Dos confrontos, apenas um se repete em relação à primeira fase, tornando-se, inclusive, o primeiro duelo com duas partidas registradas na história da Copa Leste. Integrantes do Grupo 2, Areião e Master Vila Dias se enfrentaram no dia 28 de abril, no encerramento da fase qualificatória. O Areião precisava de apenas um empate para avançar, mas fez 3 a 0 sobre o Master. Assim, o Areião avançou com quatro pontos e o Master da Vila Dias com três. Nas semifinais, o Areião fez 3 a 1 sobre o Meninos da Leste e o Master ganhou do Fúria por 1 a 0.

TRADIÇÃO
Na outra chave, Mirante e Vila Dias fazem um jogo pesado. O histórico dos clubes é extenso, com duelos intensos, sobretudo nas décadas de 1980 e 1990. Nos anos 80, a nomenclatura do time que defende um dos bairros mais tradicionais e antigos de Mogi Mirim era Associação Desportiva Amigos do Bairro Mirante (ADABM). A equipe chegou à final em 1983, mas perdeu para o Monte Serrat. Em 1984, foi a vez da Vila Dias Futebol Clube perder a decisão para o Santa Luzia.

Os rivais brigavam pela inédita taça e, em 1985, aconteceu a única final da Série A entre as agremiações. Ao final, o Mirante saiu vencedor, jogando em casa, com um gol marcado por Sonerão. Nos anos seguintes, a Vila chegou à sua taça. Aliás, mais do que uma. A equipe vermelha venceu em 1991 e 1992 e voltou a ser campeã em 1994. Em 1995, o Mirante foi campeão da Série B, ao vencer o Santa Cruz na decisão. Em 1996, já com o nome de Mirante Futebol Clube, o Touro da Comarca venceu o Colorado na decisão e levou a segunda taça para a sede da ADABM.

O Mirante ainda soma os vice-campeonatos de 1975, 1997 e 2010, todos perdidos para a Tucurense. A Vila Dias também teve novos vice-campeonatos, como em 1989, 1993, 2002 e 2013. O time vermelho ainda faturou as taças de 2007, 2012 e 2014, chegando a seis conquistas na elite do Amador. Em 2013, o Mirante abriu mão da vaga na Série A. Dois anos depois, foi a vez da Vila. No ano passado, os clubes retornaram e fizeram a semifinal da Série C, com a Vila saindo vencedora.

Neste ano, os clubes estão na Série B e brigarão pelo troféu de campeão. E, na Copa Leste, mais uma vez estarão frente a frente. Um confronto recheado de história e que terá um capítulo à parte, com um duelo decisivo em uma competição exclusiva para clubes da região em que os dois times, por décadas, representaram em alto nível.

Post Author: Lucas Valério

Avatar