Esportiva põe o pé na estrada em busca da vaga

O final de semana será de jogos como visitante para a Esportiva Itapirense. Pela Segunda Divisão do Campeonato Paulista a Vermelhinha encara o XV de Jaú. Já nas categorias sub15 e sub17 do Paulista, os desafios serão diante do Brasilis, em Águas de Lindoia.

O encontro com o XV de Jaú será no domingo, dia 9 de junho, a partir das 10h00. O estádio Zezinho Magalhães será o palco do confronto, válido pela 11ª rodada da competição. O duelo mais uma vez deve contar com bom público. A diretoria do Galo da Comarca anunciou a manutenção dos ingressos a R$ 10 e os torcedores com Passaporte 2019 já têm a entrada garantida.

O XV é o dono da melhor média de público da Bezinha, com quase 1.700 pagantes por jogo. O desafio também é motivado pela classificação. O Galo é o segundo colocado, com 17 pontos e está a um ponto da classificação para a segunda fase. Para a Esportiva, um triunfo em Jaú significa não apenas a ultrapassar o rival e chegar ao segundo lugar, como também a qualificação antecipada para a próxima etapa da competição. Com 15 pontos, a Vermelhinha é atual terceira colocada do Grupo 3.

CLASSIFICAÇÃO

O Rio Branco, com 20 pontos, lidera o Grupo 3. Na sequência aparecem XV de Jaú (17), Esportiva (15) e Independente (13). Rio Branco e XV já estão classificados e Coelho e Galo fecham a zona de classificação. Depois, aparecem Jaguariúna (6), Brasilis (6) e União Barbarense (5). Dos times fora do Z4, apenas o União fez oito jogos, enquanto os demais já têm nove partidas, assim como Esportiva e Independente, que folga na rodada.

A vitória em Jaú dá a vaga à Vermelhinha. Em caso de empate, o Coelho estará garantido na segunda fase já neste final de semana se Jaguariúna e União empatarem e o Brasilis não vencer o Rio Branco. Em uma primeira fase com 41 clubes e seis grupos (em que os quatro primeiros avançam de fase), apenas três times já confirmaram a passagem de forma antecipada. Francana, Paulista de Jundiaí e Rio Branco estão garantidos na próxima etapa. Além de XV de Jaú e Esportiva, Fernandópolis, Tupã, Andradina, Assisense, Marília, Itararé, São José e União Suzano também entram na rodada do final de semana com chances de classificação antecipada.

Classificação da Segunda Divisão do Campeonato Paulista 2019

RODADA

A 11ª rodada da Bezinha terá outros dois jogos pelo Grupo 3. No sábado, dia 8 de junho, a partir das 16h00, União Barbarense e Jaguariúna se enfrentam em Santa Bárbara d’Oeste. O jogo será transmitido pela FPF TV. No domingo, dia 9, a partir das 10h00, o Brasilis recebe o Rio Branco, no Leonardo Barbieri, em Águas de Lindóia.

11ª rodada da Segunda Divisão do Campeonato Paulista

HISTÓRICO

A Vermelhinha leva vantagem no cartel de jogos contra o XV de Jaú. São três vitórias, uma derrota e dois empates. O primeiro confronto na história foi em 2009, pela Série A3 do Paulista. No estádio Chico Vieira, o duelo valia pela abertura da primeira fase e a Vermelhinha venceu por 4 a 0. Ricardinho, Adilson e Juari (duas vezes) garantiram a goleada a favor do Coelho. A Esportiva era comandada por Jenildo Cavalcante e o XV por Wilson Mano.

No ano seguinte, as equipes se encontraram mais uma vez na A3. Na 18ª rodada, uma Esportiva que brigava contra o descenso foi derrotada por 3 a 1 pelo Galo. Com Paulinho Maclaren como técnico, a Vermelhinha marcou com o itapirense Doni Negri. Douglas, Fábio e Magno, porém, garantiram o triunfo galista. Em 2012, novo duelo na A3, desta vez pela sétima rodada da fase inicial. No Chico Vieira, a Esportiva venceu por 3 a 1, em jogo marcado por confusões e pela expulsão do atacante Finazzi, que defendia o XV de Jaú. Gabriel Barcos foi o destaque da noite, com dois gols e Chefferson, o Jabá, também marcou. Vinicius fez o único gol do XV.

Em 2018, a Esportiva venceu uma das três vezes em confrontos diante do XV | Foto: Tiago Pavani/XV de Jaú

No ano passado, as equipes se reencontraram na Bezinha. Na sexta rodada da primeira fase, XV e Esportiva empataram em 1 a 1 no estádio Zezinho Magalhães. Guedes marcou para o Galo e Cafu, hoje no XV de Jaú, foi o autor do gol itapirense. Já em Itapira, no returno, vitória itapirense. Já sem China, que estava no triunfo do primeiro turno, o Coelho fez 2 a 1 com Kevin Cabezas e Neider Batalla, outro jogador que agora está em Jaú. Guilherme Martins marcou o gol do XV. No total, em cinco partidas, a Esportiva marcou 11 gols e sofreu seis. Neste ano, no primeiro turno, os times empataram em 3 a 3 no estádio Chico Vieira.

CURIOSIDADES

– A Esportiva fez nove jogos, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas. O ataque marcou 13 gols e a defesa sofreu 10. Danilo Oliveira, com quatro gols, é o artilheiro da equipe em 2019. Danilo Lima e o zagueiro Zé Júnior, com dois cada, aparecem na segunda posição.

– Desde que reassumiu o Coelho, o técnico Luiz dos Reis está invicto. A equipe soma três vitórias e um empate em quatro partidas. A Vermelhinha venceu Independente e Barbarense fora de casa, venceu o Brasilis em Itapira e empatou, em casa, com o Jaguariúna. Com Luiz Müller, o saldo era de uma vitória, duas derrotas e dois empates.

Luiz dos Reis está invicto em seu retorno ao Coelho | Foto: Geraldo Gaspere/Esportiva Itapirense

– A partida será apitada por Alysson Fernandes Matias, que terá o auxílio de Marco Antônio de Andrade Motta Júnior e Rodrigo Meirelles Bernardo. Jeferson Silvestrini será o quarto árbitro. Na atual Bezinha, Alysson apitou dois jogos e os mandantes venceram duas vezes. São José 3 x 2 Joseense e Catanduva 2 x 0 Grêmio São-Carlense. Na A1, ele foi o quarto árbitro em Botafogo 1 x 1 São Bento e Ituano 5 x 1 Santos.

– Em cinco participações no quarto degrau do futebol de São Paulo, a Esportiva soma 94 partidas. São 42 vitórias, 29 empates e 23 derrotas. O ataque marcou 142 gols e a defesa sofreu 101. Apenas em jogos do Campeonato Paulista (soma-se também a A2 e a A3), a Vermelhinha tem 297 duelos realizados. Na caminhada pela partida de número 300, o Coelho soma 112 vitórias, 84 empates e 101 derrotas. O ataque já marcou 403 gols, sendo que o de número 400 foi marcado por Danilinho, no empate em 1 a 1 com o Jaguariúna, no dia 25 de maio. A defesa sofreu 382 gols e o saldo é de 21 positivos.

NA BASE

Pela nona rodada do Paulista de Base, a Esportiva Itapirense tem um duplo desafio diante do Brasilis. O sub15 joga, a partir das 9h00, no estádio Leonardo Barbieri, em Águas de Lindóia. No mesmo local, a partir das 11h00, é a vez do sub17 dos times se enfrentarem. No sábado, dia 1º de junho, o sub15 da Esportiva perdeu por 3 a 1 para o Bragantino e o sub17 foi derrotado por 4 a 0. A Esportiva faz campanha fraca base e está na parte baixa da classificação nas duas categorias. No sub15, o time está em último lugar do Grupo 5, ainda sem pontos em oito jogos, com cinco gols marcados e 30 sofridos. Já no sub17, a Esportiva é a penúltima colocada, com seis pontos em oito rodadas, somando oito gols à favor e 31 contra.