Clássico e ‘Jogo das Multidões’ agitam o Amador do Guaçu

A Primeira Divisão do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Mogi Guaçu ainda está esquentando. Após quatro rodadas, a competição terá, neste final de semana, partidas atrativas para quem gosta de ir à beira do campo no domingão. A partir das 9h40, o centro esportivo José Américo Caveanha (Cerep) recebe o duelo entre Jardim Brasília e Ipiranga. Atualmente, os clubes têm se destacado pela constante presença de torcedores e o duelo, inédito na Primeira Divisão, já pode ser alcunhado de ‘Jogo das Multidões’.

O encontro entre a Fúria Azul e a TOI (Torcida Organizada do Ipiranga) foi apelidada pelas agremiações como ‘O Clássico da Paz’. Os clubes promovem, inclusive, uma campanha para que os torcedores que forem ao Cerep façam a doação de um quilo de alimento não perecível que será revertido para entidades assistenciais da cidade. O Brais chega para a partida com ótima campanha. Vice-campeão da 2ª Divisão em 2018 e da 3ª Divisão em 2017, o clube que vive ascensão meteórica no cenário do futebol local venceu as quatro partidas que disputou e divide a liderança com o Itaqui, com 12 pontos cada. O ataque do Brasília já marcou 11 gols e a defesa foi vazada apenas três vezes. Na sexta posição, com três pontos, o Ipiranga tem uma vitória e duas derrotas no torneio. Fundado em 2012, o clube da zona Sul conquistou o acesso para a 2ª Divisão de 2014, competição que levantou o caneco. Subiu para a elite e não saiu mais.

Brasília conquistou quatro vitórias em quatro jogos e é uma das sensações da competição | Foto: Divulgação
A torcida do Ipiranga tem se transformado em um show à parte nos duelos da 1ª Divisão | Foto: Divulgação

Outro confronto que chama a atenção é Comercial x Paulista. O duelo é um dos mais tradicionais do futebol amador regional. O clássico será no estádio Carlos Nelson Bueno (Furno) e também terá início às 9h40. Campeão da Primeira Divisão em 1987, 1993, 2005, 2008 e 2009, o Alvinegro da Capela passou por um período de dificuldades no início da década. Após ser vice-campeão em 2011, a equipe teve que se reconstruir . Em 2014, com o título da 3ª Divisão conquistado diante do Alvorada, a retomada começou. No ano seguinte, os dois times decidiram também a 2ª Divisão e o Comercial voltou a faturar a taça. Desde a volta à elite, porém, a equipe bateu na trave três vezes. Em 2016 e em 2018, perdeu a decisão para o Itaqui e, em 2017, caiu diante do Paulista.
O Tricolor da Vila também possui uma camisa pesada. Campeão em 1986, passou por um período de mais de 30 anos de jejum. E o período teve entre as marcas dois duelos com o rival deste domingo. Em 1987, o Paulista perdeu a taça para o Comercial. Era iniciada a fase sem taças na elite. A seca quase acabou em 2012, mas o Ypê Pinheiro ficou com o caneco. Foi então que, em 2017, em mais uma final entre Comercial e Paulista, a taça voltou a ficar com o Tricolor.

Na atual temporada, os times aparecem próximos na tabela de classificação. O Comercial é o terceiro colocado, com 10 pontos. Ao lado de Itaqui e Brais, é um dos três ainda invictos na competição. Já o Paulista, com duas vitórias e duas derrotas, é o quinto colocado, com seis pontos. A quinta rodada ainda terá mais três jogos. No centro esportivo Antônio Campano (Jardim Bela Vista), jogam Família Souza x Juventude (8h00) e Jardim Hedy x Itaqui (10h00). Já no centro esportivo Alcides Macena Maria (Pelezão), Ypê Pinheiro e LM Monitoramento se encontram às 9h40.

PASSADA

A quarta rodada da Primeira Divisão foi disputada no domingo, dia 2 de junho. No Campano, o Itaqui goelou o Juventude por 6 a 1. No Pelezão, o Comercial venceu o Ypê Pinheiros por 2 a 1. O LM Monitoramento derrotou o Ipiranga por 1 a 0 no Furno. No Beira Rio, o Paulista ganhou do Família Souza por 2 a 1 e no Campo da Lagoa, o Jardim Brasília bateu o LEC por 3 a 2.

CRÉDITO DA FOTO QUE ABRE A PÁGINA: ASCOM/Fernando Parizi/SCS e André Pelegrino/SCS

Next Post

Depois de rodada cheia na elite é a hora da Terceirinha

sáb jun 8 , 2019
12 clubes agitam o final de semana da Copa Itapira de Futebol Amador. Os protagonistas são da Terceira Divisão, que terá seis partidas em três campos da cidade. No Victório Sartorelli Filho (Prados), Red Bull e Nosso Teto se enfrentam às 8h30. A partir das 9h45, será a vez de […]