Esportiva: um olho no Décio, outro no Agostinho

O final de semana pode ser de consolidação da vaga na segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista para a Esportiva Itapirense. Com 15 pontos, a Vermelhinha é a terceira colocada do Grupo 3. Independente (13) e União Barbarense (8) são os concorrentes na briga. Rio Branco (22) e XV de Jaú (20) já estão classificados. Brasilis (6) e Jaguariúna (6) estão eliminados. Nesta tripla briga por duas vagas, os concorrentes entram em campo na mesma data e horário.

No sábado, dia 15 de junho, a Esportiva Itapirense encara o Rio Branco, a partir das 15h00, no estádio Décio Vitta, em Americana. Se parte das atenções estarão no duelo com o Tigre, inevitável não pensar no que estará rolando simultaneamente no estádio Agostinho Prada, em Limeira. No mesmo horário, a bola rola para Independente x União Barbarense. Para garantir a vaga na segunda fase já neste sábado, a Esportiva precisa vencer. Há ainda outros cenários.

Se os dois jogos terminaram empatados, a Vermelhinha garante a vaga, já que iria a 16 pontos e o União chegaria, no máximo, a 15. Caso os dois jogos terminem com vitórias dos mandantes, ou seja, derrotas de Esportiva e União, a Vermelhinha até cairia para a quarta posição, mas, estaria assegurada na segunda fase, já que o União iria, no máximo, a 14 pontos e a Esportiva já tem 15. Em resumo, a Esportiva precisa manter os sete pontos de vantagem que tem hoje ao fim da rodada para assegurar a classificação antecipada. Um feito importante, já que o clube folga na penúltima rodada e enfrenta o Independente, um concorrente direto, no encerramento da primeira fase.

No primeiro turno, o encontro com o Rio Branco terminou com vitória do Tigre, por 1 a 0, em pleno estádio Coronel Chico Vieira, em Itapira. O Alvinegro é o líder do Grupo 3, com 23 pontos. Em nove partidas, venceu sete e empatou dois. O clube americanense tem a melhor defesa da chave, com apenas quatro gols sofridos. A Esportiva sofreu 12. Já os ataques são praticamente equivalentes, com 14 gols para cada. A diferença apenas é que o Rio Branco tem um jogo a menos. Nesta primeira fase, os quatro melhores times de cada uma das seis chaves avançam para a segunda etapa. Vamos ao cenário de cada grupo:

GRUPO 1

O Fernandópolis, com 21 pontos, é o líder e já está classificado. Andradina (18), Tupã (17), Osvaldo Cruz (11) e José Bonifácio (11) são os favoritos na briga pelas três vagas restantes. América (7) e Bandeirante (7) correm por fora.

GRUPO 2

A Francana, líder com 21 pontos, já está garantida. Inter de Bebedouro (16) e Catanduva (16) estão quase lá. Matonense (13), Catanduvense (11) e Taquaritinga (10) estão no páreo e o Grêmio São-Carlense (4) está eliminado.

GRUPO 3

Rio Branco (23) e XV de Jaú (20) estão classificados. Esportiva (15) e Independente (13) estão quase lá. O União Barbarense (8) segue vivo na briga e Jaguariúna (6) e Brasilis (6) já estão eliminados.

GRUPO 4

O Marília, que vem de uma vitória por 10 a 1 sobre o Elosport, tem 17 pontos, é o líder e está classificado. O Assisense, com 15, está com um pé na segunda fase. Itararé (13), Santacruzense (10) e Vocem (9) estão na briga e o Elosport (0) está eliminado.

GRUPO 5

O Paulista de Jundiaí, que lidera a chave com 23 pontos, e o São José, vice-líder com 19, já estão garantidos na segunda fase. Amparo (14) e Joseense (14) aparecem como favoritos às outras vagas. O Manthiqueira (9) ainda sonha com a vaga e União Mogi (4) e Atlético Mogi (1) estão eliminados.

GRUPO 6

Esta é a única chave ainda sem classificados. O Suzano lidera com 18 e está perto da vaga. Guarulhos (17), Flamengo (17), Mauaense (14) e Mauá (13) são os times mais fortes na briga pela qualificação, com o Barcelona (7) nutrindo uma pequena esperança de avançar. O Jabaquara (2) está eliminado.

CENÁRIO

Se a primeira fase terminasse hoje, os grupos da etapa seguinte seriam formados da seguinte maneira:

GRUPO 7

FERNANDÓPOLIS
INTER DE BEBEDOURO
ESPORTIVA ITAPIRENSE
SANTACRUZENSE

GRUPO 8

FRANCANA
ANDRADINA
ITARARÉ
INDEPENDENTE

GRUPO 9

RIO BRANCO
ASSISENSE
AMPARO
MAUAENSE

GRUPO 10

MARÍLIA
XV DE JAÚ
FLAMENGO
JOSEENSE

GRUPO 11

PAULISTA
GUARULHOS
TUPÃ
MATONENSE

GRUPO 12

SUZANO
SÃO JOSÉ
CATANDUVA
OSVALDO CRUZ

Next Post

Futebol de base de Itapira em semana agitada

qui jun 13 , 2019
A Copa Virgolino de Oliveira completou dois meses de disputa e entra em um hiato. Ou seja, haverá um intervalo, de 16 dias, entre a última e a próxima partida. O retorno será apenas no dia 28 de junho e nós trazemos aqui um balanço da competição. O que rolou […]