Jogos Escolares entre o sucesso de público e desportivo

As disputas da edição 2019 dos Jogos Escolares de Itapira (JEI) terminam apenas no dia 27 de junho. Mas, já é possível cravar como um sucesso. A competição tem reunidos atletas nas categorias mirim (6º e 7º ano), infantil (8º e 9º ano) e juvenil (ensino médio). Escolas públicas e privadas estão em ação e as competições têm levado um ótimo público aos espaços esportivos da cidade. A abertura, no dia 24 de maio, já chamou a atenção, com a presença de milhares de alunos. Antônio Caio, Objetivo, Atuante, Anglo, Caetano Munhoz, Candido Moura, Pedro Ferreira Cintra, Benedito Flores, ESO, ETEC, Ativa, SESI e COC são as escolas participantes.

O diretor da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel), Claudinho Sartori, atendeu a reportagem do GRANDE JOGADA para falar sobre a competição. “Fazia tempo que a Pista (estádio municipal Professor José Barretto Sobrinho) não via uma competição escolar com tanta gente”, destacou o diretor, mencionando a alegria dos treinadores do atletismo municipal, Nivaldo Marques e Rodrigo Vicente, com a adesão. “No dia do atletismo a pista estava cheia de gente e nos dias de jogos os ginásios também”, pontuou. Claudinho frisou que a organização já está trabalhando para melhorar a edição de 2020 e que só foi possível tamanho sucesso devido à união de forças. “A somatória de forças entre Direção Regional de Ensino, Sel, diretores de escolas, professores, funcionários, grêmios estudantis e alunos foi muito boa. Vamos melhorar para que isso não pare mais em nossa cidade”, exclamou.

Em relação aos pontos em que já é notória a necessidade de ajustes, ele destacou, por exemplo, aprimoramentos nos regulamentos de modalidades como dança, mascote e torcida. “As escolas estão se mobilizando, o regulamento tem de acompanhar essa evolução. O atletismo tudo no mesmo dia ficou muito corrido. Estamos pensando em fazer em dias diferentes. Mas tudo isso será discutido com as escolas, para ser efetivado em 2020”, explicou. A atenção para 2020 não é um detalhe. A meta é tornar o JEI cada vez mais um investimento a longo prazo. “O que está evidente é que, com essa mobilização, tem escola montando turmas de treinamento e aí para aprimorar, procuram os polos de treinamento que temos na cidade. Estes polos, inclusive estão no novo aplicativo que a Prefeitura lançou, com todos os horários e locais. Estamos divulgando para que os meninos e meninas interessadas saibam onde tem o que eles querem”.

Com os planos na mesa, Claudinho releva ainda que o objetivo é fortalecer os Jogos Escolares, estimular as escolas para que participem cada vez com mais equipes. E, se conseguirem, ingressar no JEESP (Jogos Escolares do Estado de São Paulo). “É uma competição escolar estadual e já temos várias escolas da cidade que participam”, destacou. Ele lembrou o exemplo da ETEC, que foi campeã regional de basquete masculino e perdeu a vaga na final estadual para uma escola de Limeira.

“Com mais jovens praticando esporte, o nível melhora. Por sua vez, os menos habilidosos, nas suas escolas, já usufruem dos benefícios que o esporte proporciona”, enfatizou, realçando a importância social do esporte. Para fechar o ciclo, em agosto, a Secretaria de Educação vai realizar a terceira edição dos Jogos Escolares de Itapira para o ensino fundamental 1, com a presença dos alunos do quarto e do quinto ano. “É (uma torneio) totalmente inclusivo. Todos participam, já preparando as crianças para os Jogos mais competitivos que vão participar nos anos seguintes, com modalidades pré-desportivas e despertando o gosto pela prática desportiva”, finalizou.

O JEI já encerrou disputas em algumas categorias de modalidades como basquete, voleibol e handebol. No dia 8 de maio aconteceram as competições de atletismo, com 30 provas, incluindo disputas como velocidade, resistência, salto, arremesso e revezamento. Pela agenda, futsal, handebol e basquete ainda terão jogos (veja mais abaixo). Vale destacar que não há uma competição pela classificação geral.

MODALIDADES ENCERRADAS

Basquete Infantil Feminino

1º lugar Antonio Caio e 2º lugar Objetivo

Basquete Mirim Masculino

1º lugar Caetano Munhoz e 2º lugar Objetivo

Basquete Masculino Infantil

1º lugar Antonio Caio e 2º lugar Objetivo

Vôlei Feminino Mirim

1º SESI lugar e 2º lugar Pedro Ferreira Cintra

Vôlei Feminino Infantil

1º lugar SESI e 2º lugar Antonio Caio

Vôlei Feminino Juvenil

1º lugar Antonio Caio e 2º lugar SESI

Vôlei Mirim Masculino

1º lugar Anglo e 2º lugar Pedro Ferreira

Vôlei Juvenil Masculino

1º lugar Benedito Flores e 2º lugar ETEC

Handebol Feminino Juvenil

1º lugar Anglo e 2º lugar SESI

Handebol Mirim Masculino

1º lugar Anglo e 2º lugar Objetivo

Handebol Infantil Masculino

1º lugar Objetivo e 2º lugar Candido Moura