Jogo com árbitro suspenso gera polêmica na Série A

Compartilha!!!

A Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim (Lifamm) anunciou que o duelo entre Jardim Europa e Meninos da Leste foi anulado. O comunicado emitido nesta segunda-feira, dia 17 de junho, ocorreu um dia após o Europa vencer o Meninos por 8 a 1 em duelo válido pela sexta rodada da Série A da Copa Pentagon de Futebol Amador. A alegação da Liga para a anulação é de que o árbitro Daniel Cardoso da Silva estava suspenso e não poderia ter sido escalado pela Aafamm (Associação de Árbitros de Futebol Amador de Mogi Mirim), empresa responsável pela arbitragem dos campeonatos organizados pela Liga.

A reportagem do GRANDE JOGADA entrou em contato com Sueli Mantelatto, presidente da Lifamm, que enfatizou que o resultado não será mantido e o jogo será oficialmente anulado. “O povo teima em passar encima de regra. A hora que fiquei sabendo que o Daniel estava no jogo, procurei inicialmente o pessoal da Aafamm, mas não consegui falar com eles. Depois, tanto eu, quanto o mesário, falamos com o pessoal dos times e orientamos, de que se o Daniel apitasse o jogo, a partida não teria validade, ia virar amistoso”, afirmou Sueli.

A dirigente explicou que Daniel Cardoso da Silva foi suspenso em abril, após a final da Copa Society. A decisão por pênaltis registrou problema na contagem das batidas e a Liga chegou a tratar os dois finalistas como campeões do torneio. “Ele foi suspenso por má conduta, por influência externa e está suspenso até o dia 31 de dezembro de 2019 de qualquer partida da Liga”, pontuou. Sueli disse ainda que o caso está na mão da comissão disciplinar para análise, mas que a decisão é técnica e a Liga é soberana. “Eu mesmo vou escrever para os presidentes dos dois times. Não queremos prejudicar nem o Europa e nem o Meninos da Leste, mas o que existe é uma irregularidade e isso não pode ser simplesmente deixado pra lá”, afirmou a presidente da Liga.

Sueli disse ainda que, com a decisão de anulação do duelo do dia 16 de junho, uma nova partida deverá obrigatoriamente ser disputada até o dia 21 de julho, data da última rodada da primeira fase. Depois disso, caso não haja acordo entre as equipes, o jogo não deverá ser computado na tabela. Além de abrir a possibilidade de realização de um novo confronto entre Europa e Meninos da Leste em um feriado ou sábado, a dirigente ainda pontuou o domingo, dia 7 de julho, como uma data propícia para a realização do novo duelo. A rodada que aconteceria nesta data foi adiada devido a presença de vários atletas das equipes das séries A e B nos Jogos Regionais e é um dia vago no calendário.

MAIS LADOS

O técnico e dirigente do Jardim Europa, Thiago Roberto da Silva fez críticas à atitude da Liga. Em publicação no Facebook, ele falou sobre os problemas que a decisão de anular a partida acarretam. “Pode um jogo oficial de campeonato da primeira divisão, contendo súmula, ao término da partida, ser declarado como um amistoso pela Lifamm? Pois é, após nos dedicarmos mais um domingo, vencer a partida por 8 a 1, fui informado que o jogo de ontem (dia 16 de junho) não vai valer, que os pontos não serão computados e que a Liga considerou a partida um amistoso”, frisou. Thiago questionou de quem é a culpa, sobretudo, pelo fato da empresa de arbitragem ter escalado o árbitro que, segundo a Liga, está suspenso.

“Uma coisa eu sei, não é de nenhuma das duas equipes. Fizemos o nosso papel de ir pro jogo, conforme a tabela mandava. Não temos recursos e nem somos palhaços para que essa partida seja realizada novamente sem motivo algum. As divergências entre Liga e arbitragem são coisas que vocês precisam resolver internamente Não temos nada a ver com os problemas de vocês”, finalizou. Na mesma publicação, Rogério Mangueira, um dos representantes da Aafamm, também se manifestou.

“Existe uma súmula e o jogo foi realizado. A única coisa que pode ser feito é uma medida administrativa da contratante com a contratada. O jogo foi realizado e nem Jardim Europa, nem Meninos da Leste tem que ser prejudicados. Estavam lá no horário estabelecido e disputaram a partida. Se algo ocorreu errado na escala foi para que o campeonato tivesse o andamento normalmente, e também porque desde o início já não concordava com essa punição. A partida foi realizada e teve o placar de 8 a 1 a favor do Jardim Europa. Não há nenhum motivo para anulação”. De acordo com Sueli, a alegação da Aafamm para a escalação de Daniel foi o fato de vários árbitros estarem escalados para jogos em Mogi Guaçu e também pelas baixas por problemas de saúde.

EM CAMPO 

Além do agora polêmico jogo entre Europa e Meninos da Leste, a sexta rodada da primeira fase da Série A teve outras quatro partidas. No campo da Vila Dias, o Santa Cruz venceu o Star por 7 a 3. No Tucurão, a Tucurense venceu o Família Villa Real por 4 a 0. O Fúria venceu o Vila Chaib por 2 a 1 em partida realizada no campo do Mirante. Já no Tucurão, o Nova Santa Cruz venceu o Flamboyant/Novacoop por 2 a 0. A classificação atual, sem os três pontos do Europa computados, aponta a Tucurense na liderança, com 16 pontos. Santa Cruz (12), Família Villa Real (11), Fúria (9), Vila Chaib (9), Flamboyant/Novacoop (7), Nova Santa Cruz (6) e Jardim Europa (6) fecham o G8. Star (4) e Meninos da Leste (0) são os times fora da zona de classificação para a segunda fase.

 

Post Author: Lucas Valério

Avatar