Clubes da região inscritos na ‘Copa VAR’

Compartilha!!!

Os clubes da região iniciam nesta terça-feira, dia 25 de junho, a disputa da ‘Copa VAR’. A competição de nível sub20 será realizada no Centro de Treinamento Oscar Inn, em Águas de Lindóia e tem como objetivo preparar árbitros para competições profissionais que utilizam a tecnologia da arbitragem de vídeo, popularizada com a sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo, ou seja, video assistant referee (VAR).

A Esportiva Itapirense está no Grupo B ao lado de BTS Mogi Guaçu, Amparo e Vargem Grande do Sul. O Grupo A conta com Brasilis, Ouro Fino FC, Mogi Guaçu FC e Goal Soccer. De acordo com a organização, a Copa VAR terá toda estrutura com árbitros de primeira linha e a presença de olheiros para acompanhar o desempenho dos atletas. Além de agremiações que contam com departamento profissional de futebol, haverá também escolinhas e empresas ligadas à formação de atleta.

A BTS, ligada a Hong Kong, chegou a gerenciar a base do Mogi Mirim Esporte Clube e hoje tem atuação independente, em Mogi Guaçu. O Mogi Guaçu FC também não possui filiação com entidades como a Federação Paulista e neste ano atuou no Paulista de Base, nas categorias sub15 e sub17, em parceria com a Esportiva Itapirense. Por falar na Vermelhinha, a competição em Águas de Lindóia servirá de preparação para a defesa do título de bicampeã da Segunda Divisão do Paulista Sub20, que teve a presença do Coelho confirmada nesta semana.

A primeira fase terá jogos de terça-feira, 25, a sexta-feira, 28 de junho. No sábado, dia 29, acontecem as semifinais e, no domingo, 30, a final. A competição tem as chancelas da Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol) e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Vale destacar que o CT Oscar Inn, do ex-zagueiro do São Paulo e da Seleção, Oscar Bernardi, já reuniu árbitros em teste para a utilização da arbitragem de vídeo.

No ano passado, os treinamentos dos instrutores responsáveis da CBF foram realizados na Suíça e no Paraguai, com os oficiais sendo capacitados em Águas de Lindóia, onde foram utilizados três campos de futebol, com estrutura necessária para realização dos eventos e participação de clubes de futebol de base durante 20 dias.

Post Author: Lucas Valério

Avatar