Itapira participa de Encontros Regionais de Museus

Compartilha!!!

Os coordenadores dos museus de História Natural e Histórico de Itapira, José Carlos Simão Cardoso Júnior e Eric Apolinário, participaram na última semana do IV Encontro Regional de Museus de Campinas, realizado em Americana no dia 12, e do I Encontro Regional do Circuito das Águas, realizado no município de Socorro no dia 14. Também esteve presente a pesquisadora Laís Marin de Campos, que está responsável pelo levantamento de acervo da Casa Menotti del Picchia.

O tema abordado em Americana foi acondicionamento, higienização e estratégias de salvaguarda em acervos museológicos. O encontro foi realizado no Museu de Arte Contemporânea daquele município. Na parte da manhã ocorreu uma explanação teórica sobre o assunto e no período da tarde foi realizada a parte prática.

No município de Socorro, o encontro foi realizado apenas no período da manhã no museu da cidade, com uma explanação sobre a importância das Representações Regionais e sobre o Cadastro Estadual de Museus do SISEM.

Os encontros regionais de museus são reuniões periódicas realizadas pelas Representações Regionais (RRs) do Estado de São Paulo para a discussão de questões pertinentes ao campo museal e integração entre as instituições. Reorganizadas pelo SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo) em 2018, as Representações Regionais têm como missão ampliar a equidade entre as articulações locais e a distribuição de instituições museológicas pelo Estado de São Paulo.

Post Author: Lucas Valério

Avatar