Alunos do Fundamental têm aula prática de Educação Ambiental

Compartilha!!!

A Secretaria de Educação iniciou essa semana uma atividade prática de Educação Ambiental junto aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. Realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Itapira, o projeto contempla visitas ao novo Aterro Sanitário, que está sendo construído ao lado do antigo, e à Estação de Tratamento de Esgoto.

Com ajuda de materiais informativos e explicação de técnicos, as crianças aprendem sobre a destinação correta do lixo e o funcionamento do aterro, desde o despejo ao tratamento de chorume e isolamento para evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Também há espaço para falar sobre a importância da separação de materiais recicláveis, do Programa Município Verde Azul e da necessidade da construção do 2º aterro para atender a demanda da população itapirense.

Na Estação de Tratamento de Esgoto as crianças aprendem sobre todo o processo de tratamento do esgoto gerado em toda a cidade e como o processo ajuda a preservar o Meio Ambiente. Eles também aprendem sobre a limpeza do lodo e como o procedimento impacta na eficiência do tratamento de esgoto.

O cronograma de visitas teve início ontem (19) com 85 alunos dos períodos da manhã e da tarde da EMEB “Dr. Marco Antonio Libano dos Santos”. Nesta terça, 20, foi a vez dos alunos da EMEB “Dona Izaura da Silva Vieira”, que totalizaram 82 crianças. As visitas prosseguem durante essa semana e depois serão retomados na segunda semana do mês de setembro. Ao todo, 569 alunos participarão da atividade.

Agenda (sujeito a alteração em caso de chuva)

21/08/2019 – EMEB “Vereador José Francisco Martins” (manhã e tarde) e EMEB “Profª. Wilma de Toledo Barros Munhoz” (tarde)

22/08/2019 – EMEB “Prof. João Simões” (manhã e tarde)

23/8/2019 – EMEB “Comendador Virgolino de Oliveira” (manhã e tarde) e EMEB Profª. Wilma de Toledo Barros Munhoz” (manhã)

09/09/2019 – EMEB “Heitor Soares” (manhã e tarde) e EMEB “Profª. Gilmery V. P. Ulbricht” (manhã)

10/09/2019 – EMEB “Joaquim Vieira” (manhã), EMEB “Profª. Gilmery V. P. Ulbricht” (tarde) e EMEB “Mariana C. A. Cintra” (manhã e tarde)

11/09/2019 – EMEB “Sebastião Riboldi Guerreiro” (manhã)

Post Author: Lucas Valério

Avatar