Oficinas de Informática na Etec agregam conhecimento

Compartilha!!!

Teve início na última semana a 2º fase de oficinas pedagógicas voltadas para alunos de EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) de Mogi Mirim, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Etec (Escola Técnica Estadual) Pedro Ferreira Alves. No total, 199 estudantes do 9º ano do ensino fundamental participam, até o dia 23, de oficinas de informática com alunos dos cursos ligados à Informática e Informática para Internet.

Na quarta-feira (14) 30 alunos da escola Francisco Picolomini abriram a segunda etapa das oficinas, seguidos de outros 63 estudantes da escola Humberto Brasi na quinta-feira (15). Outros 58 alunos da rede pública municipal, das unidades de ensino Jorge Bertolaso Stella, Altair Rosa Corsi Costa e Cleusa Marilene Vieira de Mello participaram das oficinas na sexta-feira (16). No próximo dia 23 novas turmas da Francisco Piccolomini encerram a programação.

Como foi?

Divididos em dois grupos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório de hardware da Etec e conversar com estudantes dos cursos de Informática e Informática para Internet, adquirindo conhecimento sobre peças de um computador, informações do mercado da Tecnologia da Informação, grade dos cursos, oportunidades de trabalho, entre outros.

Todas as turmas das escolas municipais puderam instalar em seus telefones celulares um efeito do sabre de luz, arma da saga Star Wars, um dos sucessos do cinema, através do MIT App Inventor, conhecido como App Inventor para telefones Android, uma aplicação criada pela Google e mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Os alunos da Etec demostraram na prática como é feita a instalação e os recursos do aplicativo, que pode servir até como fonte de renda a partir do trabalho desenvolvido.

Na primeira fase das oficinas, realizadas em maio, a visita à escola técnica teve como foco levar conhecimento aos alunos, sobre o aprendizado teórico e o mercado de trabalho, de cursos voltado à Gestão de Negócios, englobando as áreas de Administração e Logística.

O trabalho, além de levar uma visão abrangente a respeito do sistema de ensino e as oportunidades oferecidas pela Etec, serve como uma forma de incentivo para que alunos da rede municipal encontrem em uma instituição de excelência e de Mogi Mirim o início da carreira profissional.

Post Author: Lucas Valério

Avatar