Exposição mostra facetas de Menotti del Picchia

Compartilha!!!

O Museu Histórico de Itapira abriga desde o dia 26 de agosto a exposição “Rimas e vidas: a trajetória do poeta itapirense”, que apresenta ao público três perspectivas diferentes da vida de Menotti del Picchia: o Itapirense, o Escritor e o Parlamentar. O trabalho seguirá até o dia 27 de setembro. Através de fotografias, documentos, obras, notícias e outras publicações, os visitantes poderão conhecer um pouco mais da vida dele. “A proposta da exposição é apresentar esse Menotti multifacetado que tanto contribuiu para a história da nossa cidade e de São Paulo”, afirmou Laís Marin de Campos, curadora.

Realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, com curadoria de Laís Marin de Campos, que também assina a pesquisa ao lado de Eric Apolinário, a exposição foi montada a partir do acervo da Casa Menotti del Picchia. “O acervo da Casa Menotti é rico, diverso e foi pouco explorado durantes todos estes anos. A proposta é que a população conheça esse acervo e tudo o que o Menotti produziu ao longo da sua vida, não apenas o ‘Juca Mulato’. Há uma gama enorme de fontes que precisam ser pesquisadas e levadas à luz do conhecimento”, explica Laís.

A mostra compõe a programação da 38ª Semana Juca Mulato e tem visitação gratuita de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h15 e das 13h00 às 17h15 e aos domingos das 10h00 às 13h00. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (19) 3863.0835.

As três facetas

Menotti del Picchia Itapirense – Viveu por toda a sua infância na cidade,  onde encontrou inspiração para “Juca Mulato”, sua obra de maior notoriedade. Foi em Itapira que Menotti constituiu família, exerceu a profissão de advogado, jornalista e poeta.

Menotti del Picchia Escritor – Participou ativamente da Semana de Arte Moderna, publicou mais de 40 obras ao longo de sua vida incluindo livros de poemas, romances, crônicas e ensaios. Na década de 1940 foi eleito Imortal da Academia Brasileira de Letras.

Menotti del Picchia Parlamentar – Representou São Paulo como Deputado Estadual em um mandato em 1928, atuou como secretário do governador Pedro de Toledo e participou ativamente dos bastidores da Guerra Civil de 1932. Também foi Deputado Federal entre 1951 e 1960.

Post Author: Lucas Valério

Avatar